É comum as mulheres grávidas sentirem algum tipo de dor ou desconforto lombar, durante a gravidez e pós-parto.
Vários fatores são responsáveis pelo aparecimento da dor nas costas, entre os quais:
- Com o aumento do tamanho do feto e a laxidez ligamentar, há um deslocamento do centro de gravidade para a frente e, conseqüentemente, há uma acomodação do eixo do equilíbrio, resultando no aumento da lordose lombar.
- Esse aumento da lordose lombar leva a um desgaste das articulações intervertebrais, aumentando o risco do aparecimento de lesão do disco intervertebral e causar dor. Se essa discopatia não for prevenida ou tratada durante a gravidez, ela poderá se agravar no pós parto em virtude da fraqueza dos músculos abdominais e da sobrecarga física que os cuidados ao bebê impõe à mãe.
Prevenção
A adoção de posturas adequadas tanto ao sentar, repousar ou nas atividades do quotidiano são importantes para manter a integridade das estruturas da coluna vertebral, que no período da gravidez tornam-se frágeis e mais susceptíveis à traumas.
Exercícios leves de alongamentos e condicionamento feitos a partir do quarto mês de gravidez, e sob supervisão médica, são importantes para manter a flexibilidade e condicionamento físico, prevenindo a dor nas costas, além de auxiliar no equilíbrio emocional e manter as condições físicas ideais da futura mamã durante o período da gravidez.A natação, hidroginástica ou simplesmente caminhar são atividade físicas que movimentam o corpo globalmente e são as atividades mais indicadas para serem exercitadas durante a gravidez e pós-parto.
O repouso e o relaxamento devem ser executados regularmente, pois a mulher grávida geralmente se sente mais cansada.
Tratamento

O uso de cinta pode ajudar a suportar o peso do abdômen, diminuir a lordose lombar e conseqüentemente, diminuir a pressão sobre as articulações intervertebrais da coluna lombar, prevenindo a dor lombar ou auxiliando no seu tratamento.
Essas informações forão tirados do site:
Nenhum comentário:
Postar um comentário